Coronavírus x Home Office e o que vamos aprender com tudo isso

Coronavírus x Home Office e o que vamos aprender com tudo isso

Um novo cenário se apresenta para o mundo profissional e certamente vamos descobrir milhares de outras formas de nos relacionarmos no trabalho. O home office forçado (e extremamente necessário) que tantas empresas estão tendo que providenciar de última hora por conta do coronavírus mudará consideravelmente a visão tanto do empresário como do colaborador. Essa experiência será um divisor de águas e, apesar de toda a confusão e estresse que a situação está causando, não deixaremos de ter um fator positivo com novas perspectivas na forma de trabalhar para muitos empresários.

Por um lado, colaboradores que nunca trabalharam de casa precisarão aprender a arte da concentração e disciplina em um ambiente que até então representava o oposto da vida profissional. Será um desafio estabelecer horários, dividir o profissional do particular, fazer a família entender tudo isso e também saber a hora de encerrar o expediente e relaxar…

Nesse momento, teremos dois pesos e duas medidas: vai se destacar quem realmente produzir. Quem for bom vai ganhar destaque, porque seu valor vai ser medido pelo seu resultado real e não apenas pela presença física. Já quem sempre foi apenas um número a mais na empresa, também vai se evidenciar e vai sobrar.

Por outro lado, empresas descobrirão que podem ter um excelente colaborador à distância e que um funcionário não precisa estar sob vigilância para ser produtivo. Muitas perceberão que em determinados tipos de trabalho o funcionário em home office pode ser um excelente negócio quando se pensa no custo benefício relacionado ao tempo/espaço e despesas locais/materiais. Perceberão também o grande mundo dos negócios que existe na internet e que já poderiam estar investido nele, como as grandes empresas pioneiras neste estilo, contando com o que há de melhor na tecnologia: reuniões virtuais, ferramentas de compartilhamento de tarefas, sistemas on line específicos para o seu negócio.

Nós da IGINFO Sistemas nos orgulhamos ao vermos nossos clientes satisfeitos por terem a praticidade de trabalhar de qualquer lugar e usufruir o que de melhor um sistema pode lhes oferecer: precisão, agilidade e integração total entre os setores da empresa em tempo real.

Pare e pense: em outras épocas, isso seria impossível sem o aporte tecnológico que temos hoje. Por isso, esse é o momento de repensar a gestão e administração da sua empresa, de se adequar para oferecer o melhor para o seu cliente.

Aprendizado é o que de melhor podemos tirar das situações difíceis.

Bons negócios.

Sobre o autor

IGINFO Sistemas administrator

Somos uma empresa de tecnologia com 35 anos de experiência em análise e desenvolvimento de sistemas para empresas. Implementamos soluções de negócios para pequenas e médias empresas. Utilizamos ferramentas seguras no desenvolvimento de nossas aplicações e tecnologia otimizada e descomplicada, que facilitam o acesso dos diversos usuários. Tudo para tornar nosso cliente mais competitivo em sua área de atuação.