Melhore a gestão empresarial do seu negócio

Melhore a gestão empresarial do seu negócio

Torne sua empresa mais produtiva para gerar melhores resultados

Quantos empresários nunca pensaram em um planejamento estratégico para seu negócio, seja pela falta de conhecimento no assunto, seja pela pouca importância que dão, uma vez que não conhecem os excelentes resultados que este trabalho pode proporcionar para sua empresa? Vamos aqui falar desta importantíssima prática que pode salvar a vida útil de muitas empresas por aí.

O planejamento estratégico é um processo que auxilia gestores de uma organização a definir estratégias e pensar, a longo prazo, como as metas estabelecidas podem ser alcançadas. Trata-se de uma projeção do futuro da empresa com as diretrizes e mudanças que ajudem na diferenciação do negócio. Quando o planejamento estratégico é bem elaborado, a empresa se prepara para aproveitar as oportunidades do mercado, diminui os riscos de ameaças e torna-se capaz de manter um crescimento sustentável ao longo dos anos.

Para definir um bom plano estratégico é necessário ter em mente dois ambientes:

  • o ambiente interno da sua empresa, que envolve a adminstração, funcionários, rotinas e funcionamento como um todo e
  • o ambiente externo, no qual o negócio está inserido, sendo possível identificar concorrentes, novos parceiros, o público-alvo, as forças governamentais, entre outros aspectos.

Além disso, é preciso observar também a relação que existe entre esses dois ambientes e como a empresa cria laços de relacionamentos.

Uma forma de começar um bom planejamento é com a definição do seu propósito, carro chefe da engrenagem quando você porventura perder seu foco. Relembrar o propósito faz sua atenção voltar para o que importa e retomar o fio da meada. Tenha uma visão futurista: isso é possível adquirir com bastente leitura e informação sobre tendências na sua área de atuação. Trace objetivos, metas e elabore um plano de ação. Não esqueça dos indicadores para seu posterior acompanhamento (planilhas, anotações, mapas de venda…). Motive sua equipe e lembre sempre que o planejamento estratégico é um trabalho que, apesar da divisão de tarefas, só funciona em conjunto, de forma colaborativo e compartilhada.

Vale sempre lembrar que existem profissionais qualificados e especializados em consultoria empresarial. Contratar um serviço desse porte para atender sua empresa é sem dúvida a certeza de sucesso no futuro.

Sobre o autor

IGINFO Sistemas administrator

Somos uma empresa de tecnologia com 35 anos de experiência em análise e desenvolvimento de sistemas para empresas. Implementamos soluções de negócios para pequenas e médias empresas. Utilizamos ferramentas seguras no desenvolvimento de nossas aplicações e tecnologia otimizada e descomplicada, que facilitam o acesso dos diversos usuários. Tudo para tornar nosso cliente mais competitivo em sua área de atuação.