Mundo digital no mercado imobiliário: adaptar, aplicar e inovar

Mundo digital no mercado imobiliário: adaptar, aplicar e inovar

Com a velocidade da tecnologia e com o crescimento das redes sociais e das práticas digitais, o ambiente de competição no mercado imobiliário mudou consideravelmente, possibilitando transformações rápidas e práticas para o profissional desta área.

Num tempo não muito distante, antes do advento da internet, os imóveis eram anunciados apenas nos classificados dos jornais e o contato entre cliente e profissional era parcial, ou seja, apenas ele fazia contato com você de acordo com o seu interesse. O foco do marketing era elaborar um anúncio que chamasse a atenção do cliente, em um espaço mínimo e pré-determinado, sob um custo alto a depender do número de palavras. Nada era de graça e a interação com um cliente potencial era praticamente zero se ele não se apresentasse ou manifestasse interesse te procurando.

Pensar que isso parece que foi ontem até nos assusta, tamanha a proporção que tudo tomou e numa velocidade enorme. O mais incrível de toda essa mudança e talvez o ponto mais importante a ser tratado aqui é o fato de hoje a comunicação com o cliente não ser mais unilateral. Não precisamos mais ficar esperando o contato do cliente, podemos interagir de inúmeras formas: através de sites, blogs e redes sociais. Podemos usar patrocínios, mas podemos também usar estratégias de marketing digital e de conteúdo com um custo baixo ou até mesmo sem custo nenhum.

E o que falar daqueles inúmeros fichários com laudos de apartamentos digitados à maquina de escrever e tendo que ser revisado de tempos em tempos; contratos e boletos de aluguéis preenchidos um a um; relatórios manuais… Hoje nos causa arrepios! 

Aqui, nessa questão, abrimos um parêntesis: a administração de imóveis atualmente se divide em dois modelos pós-tecnologia. O primeiro refere-se àqueles profissionais que usam computadores e programas padrões para darem conta de relatórios e planilhas (como no Excel) e digitar contratos e boletos em modelos pré-prontos (como no Word), porém, no fundo não deixam de estar apenas substituindo a máquinas de escrever pelo computador, uma vez que continuam tendo que preparar um a um, cada documento.  No segundo modelo, enquadram-se aqueles que usam um sistema para locação de imóveis, um programa específico para o ramo imobiliário e assim contam com todo o conforto (físico e financeiro) que um sistema pode oferecer.  Reduz-se gastos em geral: papel, fichários, arquivos…; otimiza-se tempo e funcionalidades: aquele funcionário que perdia grande tempo digitando boletos, fazendo alterações em laudos, procurando documentos, passa a exercer outras funções direcionadas ao crescimento da empresa, aumentando consideravelmente as chances de atender mais clientes e alavancar a carteira de locação.

Voltando à questão da tecnologia, é certo que tudo ficou mais prático, mas nem todos conseguiram acompanhar. A velocidade com que essas mudanças aconteceram fez com que muitos profissionais não se dessem conta e talvez, por isso, não estejam atualmente tão familiarizados com esse novo cenário cheio de oportunidades para o mercado imobiliário.

A questão é: estamos envolvidos nesse processo de transformação contínua do avanço tecnológico. Ele não vai parar e precisamos estar em dia com as novidades para tirarmos o melhor proveito de tudo isso.

É preciso estar antenados, aproveitar essas novas formas de empreender e, antes de mais nada, acompanhar essas mudanças profundas e estruturantes, criando um ambiente certo para a inovação e o sucesso profissional.

Sobre o autor

IGINFO Sistemas administrator

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